Junta de Freguesia de São Pedro de France Junta de Freguesia de São Pedro de France

História

A freguesia de S. Pedro de France encontra-se no extremo oriental do concelho de Viseu, no limite com o concelho vizinho de Sátão e muito perto do de Penalva do Castelo. Confina ainda com as freguesias de Barreiros, Cepões, Cavernães, Santos Evos e Povolide. O povoamento da área que hoje corresponde a S. Pedro de France parece apontar para uma origem pré-histórica. Nos sítios de Assento do Turco e São Cristóvão, bem como junto à escola, apareceram sepulturas escavadas na rocha, as quais se integram num mapa que abrange toda a região para testemunhar um povoamento bem antigo da freguesia.O nome da freguesia, invulgar na toponímia portuguesa, aponta para uma cronologia anterior à fundação da Nacionalidade. Terá tido origem numa Villa Franci, um genitivo antroponímico de origem germânica da época da Reconquista Cristã. A primeira reconquista aos mouros da zona em que S. Pedro de France se insere deveu-se a D.Afonso III das Astúrias, em 870. Pela mesma altura em que o presor germânico tomou conta da povoação, ter-se-á restaurado a paróquia que, embora não haja certezas, podia vir dos tempos visigóticos. Segundo as Inquirições de 1258, ordenadas por D. Afonso III, a paróquia de S. Pedro de France já estava profundamente povoada, com as villas de Forniçô e Bassim a constituírem uma cavalaria. O lugar e villa de Cavelo era-o também (mas neste caso dos de Povolide); Casal Oduro era-o da Sé de Viseu, a quem havia sido doada por um juiz, Diogo Pais de seu nome, no tempo de D. Afonso II. Pevidal era uma honra, tal como Vila Verde, a villa de São Cristóvão, Tabuadelo, Lamaçais e Moreira. A Sé de Viseu e os fidalgos locais, repartiam todo o espaço da actual freguesia, o que demonstra o interesse económico que nela encontravam já em plena Idade Média. Em termos de património edificado, uma primeira palavra para a Igreja Paroquial, consagrada a S. Pedro. É semelhante a outros templos paroquiais do concelho, com duas janelas com frontão acima do portal da porta principal. No centro, um nicho com imagem. Tem torre sineira adossada do lado esquerdo da fachada. A freguesia conta ainda com seis outros templos dedicados a servir a Fé da sua população. É a Capela de S. João, Capela de S. Lourenço, Capela da Sra. da Conceição, Capela de S. Tiago, Capela da Senhora da Cruz, Capela de Santa Luzia e Capela de Santo Amaro. A ordenação heráldica da freguesia é a seguinte: Brasão - Escudo de vermelho, pinheiro arrancado, de ouro e frutado de verde, entre duas chaves postas em pala, com palhetões virados para o chefe, a da dextra volvida, de ouro e a de sinistra de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com legenda a negro: "S. Pedro de France".

© 2024 Junta de Freguesia de São Pedro de France. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia