Junta de Freguesia de São Pedro de France Junta de Freguesia de São Pedro de France

Caracterização

São Pedro de France

Quando visitamos São Pedro de France, podemos essencialmente deliciar  nos com magníficas paisagens, conhecer pessoas humildes e deliciar-nos com os magníficos petiscos da região, nomeadamente o bom vinho da região.

Mas também a sua história e os seus antepassados nos encantam. A seguir apresentamos um pouco desse contexto histórico.

A Freguesia de São Pedro de France, terá ao que tudo indica, tido a sua medieval origem numa Villa Franci, um genitivo antroponímico de origem germânica, da época da reconquista cristã da região. Uma região muitas vezes disputada por muçulmanos e cristãos, dada a sua posição estratégica de fronteira. De facto, após o século VIII, toda a região, sofreu da instabilidade provocada pela guerrilha frequente entre ambos os campos de contendores. A primeira reconquista efectiva, deve-se a D.Afonso III das Astúrias (870), e como aconteceu na região de Lamego, Chaves e Tui, orei tentou consolidar a posição alcançada presurando todas as villas rurais e agrícolas da região, ao tempo mais ou menos abandonadas e em decadência económica. Estes presores apareciam de supetão, com cavalos, bandeiras e trombetas, convocavam o povo para lhes anunciar que a partir desse momento, tudo e todos tinham um novo senhor, certamente um rei e uma bandeira de que nunca ouviram falar, mas que aqui ficava representado pessoalmente por um presor, ou seu subordinado. Havia que aceitar o facto e o novo nome. O povoado passou a ser uma villa de Franci. Ao mesmo tempo deve Ter-se restaurado a paróquia. Em Viseu ficou a cabeça administrativa e a região readquiriu um esboço organizativo, prosperando demograficamente a partir de então.

Nos meados do século XIII, a paróquia de S. Pedro de France (o próprio orago confirma que ela é anterior à Nacionalidade) já estava profundamente povoada, com as villas de Forniçô e Bassim, a constituirem uma cavalaria. O lugar e villa de Cavelo era-o também (mas neste caso dos de Povolide); Casal Oduro era-o da Sé de Viseu, a quem havia sido doada por um juiz, Diogo Pais de seu nome, no tempo de D. Afonso II. Pevidal era uma honra, tal como Vila Verde, a villa de São Cristóvão, Tabuadelo, Lamaçais e Moreira. A Sé de Viseu e os fidalgos locais, repartiam todo o espaço da actual freguesia, o que demonstra o interesse económico que nela encontravam já em plena Idade Média.

Na área da freguesia, nomeadamente nos sítios de assento do Turco e São Cristóvão, bem como junto á escola, apareceram e estão documentadas sepulturas escavadas na rocha, as quais se integram num mapa que abrange toda a região para testemunhar um povoamento bem antigo da freguesia.

Orago
S. Pedro

População
2000

Actividades Económicas
Agricultura, pecuária, transformação de madeira, construção civil e comércio

Gastronomia
Borrego com batata assada

Artesanato
Ferraria e cestaria em vime

© 2024 Junta de Freguesia de São Pedro de France. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia